Qual o melhor tipo de telha para o telhado?

Qual o melhor tipo de telha para o telhado?

A inclinação do telhado e o tipo de material da telha são os principais itens que devem ser levados em conta.

Embora em muitas construções só se pense em escolher as telhas e o telhado da casa quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. Para evitar incômodos com as mudanças do tempo ventanias ou calor excessivo é muito importante seguir a recomendação do fabricante quanto a inclinação indicada no produto. A instalação também é essencial: as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.

Principais pontos a serem observados na escolha da telha:
– Levar em conta a inclinação do telhado;
– Nas telhas há a informação sobre grau de inclinação que são indicadas. Se usar uma como mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado vai entrar calor, água, vento. Por exemplo, se a telha exige uma inclinação de 5%, se for instalada em 40% vai ser arrancada facilmente pelo vento, complementa;
– Observar se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
– Analisar se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção. Normalmente o arquiteto já define o tipo de telha em relação a estética do projeto. O estilo da casa determina o tipo de compra, simplifica Marlene;
– A qualidade do material vai influenciar na durabilidade do produto.

Cuidados na instalação das telhas:
– É imprescindível contratar um profissional que entenda da estruturação da cobertura, encaixe e fixação de telhas;
– As bordas das telhas devem ser fixadas. As de cerâmica, por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto, alerta o arquiteto João Antônio Friedrich.

Como combinar as cores da casa com o telhado?
A fórmula mais fácil de harmonizar as cores da edificação com as da cobertura é escolher tons mais escuros para o telhado. Quanto mais claras são as telhas mais difíceis é de combinar. O telhado é um elemento de composição da edificação. Então, um não pode sobrepor o outro. A telha tem que aparecer, mas não mais que a casa em si, sintetiza Friedrich. O tom pinhão é o mais comum, principalmente por ser a cor natural do barro, mas também por ser escura, demorando mais para aparecer a sujeira acumulada. Por outro lado, as telhas claras refletem melhor o sol e não absorvem tanto o calor.

Em breve mais dicas para você, conheça nossa linha completa de telhas cerâmicas.

Voltar